sábado, 22 de setembro de 2012

Lei proibindo matadouros de cavalos aguarda aprovação em Nova Jersey

EUA
Por Patrícia Tai (da Redação)
     Foto: Reprodução
Por uma votação na qual houve 35 votos contra 4 a favor, uma lei proibindo matadouros de cavalos para consumo humano foi aprovada no Senado de Nova Jersey (EUA) em junho deste ano. Agora, depende do Governador Chris Christie aprová-la.
Jessica Sprinsgteen, filha do cantor Bruce Springsteen, está entre os que assinaram uma carta apelando para que o Governador assine a proibição, segundo reportagem da Asbury Park Press. Jessica disse na carta, que foi divulgada via ASPCA (Sociedade Americana para Prevenção de Crueldade contra Animais):
“Passei a minha vida com cavalos e eles são nossos parceiros e companheiros. Acredito que cavalos mereçam ser tratados com respeito, e suas vidas não podem terminar no horror de um matadouro”.
A Assembleia Estadual já aprovou uma lei parecida por um voto de 75 contra 3.
Ambas as leis não só proíbem o matadouro de cavalos e a venda da carne para consumo humano em Nova Jersey, como também proíbem o transporte de cavalos que serão abatidos em outros locais. De acordo com a Lei, qualquer pessoa que “conscientemente abater, vender ou permutar um cavalo para consumo humano” será julgado, pagará uma multa de 100 dólares e cumprirá prisão por trinta dias, e ainda receberá encargos civis entre 500 e 1000 dólares para cada cavalo abatido ou para cada carcaça vendida para consumo humano.
De acordo com o Asbury Park Press, no momento não há matadouros de cavalos oficiais nos Estados Unidos, após o Congresso ter eliminado o financiamento ao Departamento de Agricultura em 2006. Nos anos 80, havia aproximdamente doze matadouros de cavalos nos Estados Unidos. Defensores da Lei apontam que Nova Jersey é atualmente “uma artéria principal” para envio de cavalos que são abatidos no Canadá e no México.
Ainda conforme a reportagem, o representante das fazendas de Nova Jersey, Ed Wengryn, diz opor-se à Lei, argumentando que umas das conseqüências “não intencionais” de desativar matadouros é que “os cavalos idosos, indesejados, estão sendo abandonados e tendo uma vida desconfortavelmente prolongada”. Mas Kathleen Schatzmann, diretora da Humane Society, enfatiza que após a Califórnia ter decretado a proibição, em 1998, não houve aumento em casos de crueldade contra cavalos. Em acréscimo, Nova Jersey tem “estatutos que protegem os cavalos, então as pessoas não podem deixá-los morrer de fome nem abandoná-lo”, disse Kathleen.
Quando a Lei passou pelo Senado, o Senador Raymond J. Lesniak, um democrata, disse ao NJ.com que ele estava satisfeito com a aprovação. Agora, cabe ao Governador assinar.
Chris Christie, que não declarou se irá assinar a Lei, tem até o dia 24 de setembro para decidir.
fonte: .anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão