domingo, 16 de setembro de 2012

Hienas são tão inteligentes quanto os primatas, aponta pesquisa

Hiena selvagem. Foto: EPA
Novos estudos revelaram que esses mamíferos africanos são capazes de resolver problemas e eventualmente podem “contar”. Cientistas passaram a acreditar que os níveis de inteligência das hienas podem ser comparados aos dos primatas. As informações são do The Telegraph.
Os animais, altamente sociáveis, demonstraram avaliar o tamanho de um grupo concorrente que está invadindo o seu território apenas pelo som de suas chamadas. Eles só partem para enfrentar os invasores se a “contagem” mostra que eles estão em vantagem numérica.
Hienas selvagens, quando apresentadas a uma caixa de quebra-cabeças contendo alimentos, utilizaram técnica de tentativa e erro para descobrir como abrir a caixa.
A pesquisadora Dra. Sarah Benson-Amram, da Universidade de St Andrews, disse que as hienas têm a reputação de serem tolas.
“Mas as hienas são, de fato, inovadoras e capazes de resolver novos problemas técnicos. Além disso, hienas pintadas também se mostraram bastante hábeis em resolver problemas sociais, e demonstraram habilidades cognitivas em pé de igualdade com as de alguns primatas”.
Em estudo publicado pelo jornal científico Proceedings of the Royal Society B, a Dra. mostrou que hienas pintadas experimentaram diferentes estratégias para abrir uma caixa. Como animais selvagens, elas nunca haviam encontrado uma caixa antes.
Algumas das hienas tentaram poucos métodos para abrir a caixa, enquanto outras tentaram muitos, incluindo morder, invertê-la, cavar por baixo dela e empurrá-la ao redor.
As que tentaram uma variedade maior de técnicas tenderam a ter mais sucesso e, uma vez que abriram a caixa pela primeira vez, foram capazes de repetir o feito mais rapidamente em próximas tentativas.
Tal agilidade mental era atribuída apenas aos primatas, incluindo humanos, mas cientistas estão admitindo que outros animais incluindo vacas, porcos, pombos, polvos, cães e até mesmo ovelhas também conseguem resolver problemas que envolvem raciocínio.
Sarah acrescentou: “As hienas aprenderam a resolver problemas usando tentativa e erro. A grande maioria dos animais, como os humanos, utiliza esse procedimento quando lida com novos desafios”.
“Nós descobrimos que hienas bem sucedidas tornaram-se cada vez mais rápidas para resolver problemas com o tempo. Eventualmente aprenderam a solução e conseguiram passar a abrir a caixa em segundos”, disse Sarah.
“Percebemos algumas hienas mais criativas que outras, pois elas tentavam mais soluções potenciais para abrir a caixa. Vimos algumas indicações que as hienas selvagens também aprenderem a resolver um problema pela observação de outras que tentam resolvê-lo. Uma hiena, contudo, que não conseguia encontrar um meio de abrir a caixa, viu que podia se posicionar perto da porta da caixa de modo que, quando outra hiena abrisse, ela pudesse ir até o alimento mais rápido”, observou a pesquisadora.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão