sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Estudantes resgatam coala de poço na Austrália

 Foto: Wikimedia

Um grupo de estudantes de uma Universidade de Victoria na Austrália resgatou um coala que havia caído em um poço.
Os alunos do terceiro ano da Universidade de Ballarat estavam tendo uma aula externa na floresta do estado de Lal Lal, quando passaram pelo poço e viram o coala no poço, conforme reportagem da Ninemsn.
O estudante Luke Parker ficou preocupado com o coala, até porque não imaginava há quanto tempo o animal estava preso. “Nós jogamos algumas folhas para ele comer e ele ficou muito grato”, disse Luke ao jornal Herald Sun.
Os estudantes colocaram um comprido tronco dentro do poço para que o coala escalasse. Conforme o grupo assistia o resgate, o inesperado aconteceu: o coala caiu de novo quando tentava pular para uma árvore próxima.
Felizmente, o coala não se feriu e logo subiu novamente, pulando para o chão quando chegou à superfície.
“Nós ficamos tão aliviados por ele ter conseguido, e felizes por termos ajudado a salvar sua vida”, disse Luke ao Herald Sun.
Funcionários da Universidade acreditam que o coala estava preso no poço há dias.
Os coalas têm tido dificuldade em sobreviver na Austrália desde o século passado.
Antes dos europeus colonizarem a Austrália há mais de dois séculos, havia 10 milhões de coalas vivendo nas florestas de eucalipto de 2500 km de extensão, segundo a National Geographic.
No entanto, no começo do século XX eles foram mortos por humanos interessados em suas peles. No final do século XX, foi a urbanização que fez a sua parte na continuidade da extinção.
“Os coalas estão morrendo presos em cercas elétricas, estão sendo mortos por cães, atropelados por carros, e mesmo morrendo quando um proprietário de terras corta os eucaliptos em seu terreno”, disse Deidré de Villiers, uma das pesquisadoras de coalas no Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Queensland, para a National Geographic.
Ela acredita que coalas e humanos podem conviver bem “se os responsáveis pelo desenvolvimento urbano pensarem em preservar um ambiente favorável para a sensibilidade desses animais”.
fonte: .anda




Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão