domingo, 16 de setembro de 2012

Animais morrem ao colidir com janelas

Pesquisa foi feita usando dados de donos de imóveis em cidade do país.

Pardal sai para buscar comida para dar aos filhotes (Foto: AP)
Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, estima que 22 milhões de pássaros morram por ano, em média, após colidirem com janelas de casas e prédios em todo o país.
A pesquisa foi feita usando dados coletados com mais de 1,7 mil proprietários de imóveis na região de Edmonton, cidade com quase 1 milhão de habitantes e capital da província onde a universidade está localizada.
O estudo foi publicado no periódico científico “Wildlife Research” desta semana. Por meio de um questionário online aplicado aos habitantes da cidade, os cientistas concluíram que cerca de 300 mil imóveis de Edmonton tiveram algum incidente com pássaros batendo nas janelas ao voarem.
Ao aplicar a informação sobre as casas afetadas à estatística habitacional do Canadá, os pesquisadores chegaram ao número total de mortes de animais por ano – 22 milhões, em média.
Um dos fatores responsáveis pelos incidentes é o costume de alimentar os pássaros. “As pessoas que colocam alimentadores em árvores estão contribuindo para o problema sem saber”, afirmou o pesquisador Erin Bayne no estudo.
Um alimentador que esteja situado de três a quatro metros de uma janela é ruim porque permite que o pássaro adquira velocidade considerável ao sair da árvore em que ele esteja preso, por exemplo.
Animais  como pardais podem colidir facilmente com janelas quando têm à sua disposição um alimentador a essa distância. Os cientistas aconselham as pessoas a colocarem a comida ou mais próxima da janela ou em locais muito mais distantes.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão