sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ator Casey Affleck participa de campanha contra remoção dos chifres das vacas

Por Patrícia Tai (da Redação)
   O ator Casey Affleck fala sobre a descorna em vídeo do PETA. Foto: Alamy/Reprodução

O ator Casey Affleck, indicado ao Oscar, está ajudando a PETA a divulgar o horror da “descorna”, que é a remoção dos chifres de vacas em fazendas de gado leiteiro – uma prática generalizada que Casey chama de “desumana”. As informações são do Huffington Post.
No forte vídeo intitulado “Dehorning: Dairy’s Dark Secret” (“Descorna: o segredo escuro das fazendas leiteiras”), Casey explica como a prática é realizada. A remoção de chifes envolve o corte, a queima, ou a remoção química dos chifres das vacas e de outros animais.
“Vacas e bezerros lutam desesperadamente durante a descorna”, Casey diz no vídeo, que mostra os animais se debatendo, jogando as cabeças, erguendo-se, torcendo suas caudas, berrando e se chocando de dor contra o chão”, enquanto os funcionários das fazendas queimam ou arrancam os sensíveis chifres.
“Todos esses procedimentos são realizados rotineiramente e sem que seja dado aos animais qualquer anestésico”, acrescenta o ator.
Citando dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a ABC News informou em 2010 que praticamente todas as fazendas leiteiras praticam a descorna.
Lyndon Odell, presidente da Willet Dairy, uma das maiores fábricas de lacticínios do Estado de Nova York, disse que a descorna é uma “prática comum na agropecuária”, e é feita para proteger tanto os animais quanto os funcionários. “Se você tem um animal correndo por aí com um chifre afiado, eles podem ferir outros animais que estão no mesmo grupo com eles, ou podem ferir um empregado que está trabalhando com os animais”.
Enquanto a Organização Veterinária Americana diz concordar que a descorna possa trazer certas “vantagens”, também observa que a prática “não é atualmente regulamentada” nos Estados Unidos.
Por outro lado, leis em diversos outros países como a Austrália, Dinamarca e Suécia ditam que a descorna em vacas adultas não pode ser realizada sem a aplicação de anestesia.
De acordo com o jornal Boston Globe, Casey estará em uma escola de Cambridge (Massachussets) na próxima terça-feira, para falar sobre a Campanha.
Em linha com o que ele diz no filme sobre “evitar o leite de vaca, o queijo e outros produtos lácteos”, caixas de leite de soja serão distribuídas aos participantes.
“Considerando que o consumo de produtos lácteos está ligado a doenças cardíacas, derrames, diabetes e câncer, leites vegetais enriquecidos não trazem nenhum dos riscos de saúde associados ao leite de vaca e são livres de crueldade”, disse um representante do PETA ao The Huffington Post, por e-mail.
fonte: anda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão