quinta-feira, 28 de junho de 2012

Coréia do Sul proibirá caça de golfinhos para shows


Foto: Pacific Postcard via Flickr
A Coréia do Sul irá proibir a captura de golfinhos nos Oceanos Índico e Pacífico para uso em shows, designando-os como mamíferos protegidos, conforme anunciado pelo Ministério dos Assuntos Marítimos nesta terça-feira (26). As informações são da Global Animal.
Um projeto de lei também pretende enquadrar neste grupo as tartarugas marinhas e os cavalos-marinhos, segundo o Ministério.
Atualmente ainda é permitido capturar os golfinhos e as baleias para serem explorados em espetáculos de entretenimento ou para a pesquisa, se aprovado previamente pelas autoridades. Caso contrário, a captura é passível de punição com uma pena de prisão de até dois anos ou uma multa de até 4,300 dólares.
A revisão da lei prevê, ainda, aumentar a pena de prisão para até três anos ou quadruplicar o valor da multa – no entanto, ainda permite a caça para pesquisa.
Os golfinhos são amplamente utilizados para shows na Coréia do Sul. Mas o Zoológico principal de Seul, em março, concordou em suspender as exibições após reivindicações de ativistas e a acusação de que um dos golfinhos teria sido capturado ‘ilegalmente’.
Em abril, um tribunal na ilha de Jeju, na região Sul, ordenou a libertação no oceano de cinco golfinhos que haviam sido capturados sem permissão e estavam sendo utilizados em um show.
Alguns especialistas defendem que os espetáculos de golfinhos têm valor educativo e que mamíferos liberados podem não ser capazes de adaptar-se ao mar aberto. Mas os ativistas dos direitos animais pedem a proibição de espetáculos com golfinhos e exigem duras punições para as apreensões.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão