domingo, 24 de junho de 2012

Caçadores são presos com armas e animais abatidos em Novo Mundo (MS)

Policiais militares ambientais de Mundo Novo (MS) prenderam entre a tarde de ontem e madrugada de hoje quatro caçadores com sete animais silvestres abatidos e arsenal de caça. Os policiais fiscalizavam a Fazenda Junqueira, em Eldorado (MS) e prenderam dois elementos armados e praticando caça. Com os homens de 45 anos e 21 anos, a PMA apreendeu uma espingarda marca Boito, calibre 36, três cartuchos intactos e uma espingarda calibre 12 marca CBC com três cartuchos intactos, além de um animal abatido da espécie quati. Os homens foram presos e o material apreendido e os policiais foram até a sede da fazenda.

(Foto: Reprodução)
Os policiais chegaram à residência na sede, onde estava a esposa de um funcionário do arrendatário e perguntaram se havia arma de caça. A mulher confirmou e, solicitada, trouxe e entregou um revolver calibre 22, marca Taurus, uma espingarda de pressão com adaptação para calibre 22, uma espingarda calibre 36, marca ilegível, uma luneta sem marca, uma luneta marca Bosile, 55 munições calibre 22 intactas; três munições calibre 38, sendo uma intacta e duas deflagradas; cinco cartuchos calibre 12 intactos; três cartuchos calibre 12 deflagrados; cinco cartuchos calibre 28 deflagrados e seis cartuchos calibre 36, sendo somente um intacto.
Os policiais perguntaram se havia animal abatido e a mulher confirmou e deixou os policias verificarem no freezer, onde foram encontrados abatidos dois animais silvestres da espécie paca; um cateto; uma cotia e duas pombas.
A mulher informou aos policiais que o marido e o arrendatário estariam pescando. Ela ainda informou que o arrendatário residia em um alojamento. Os policiais, na presença de duas testemunhas entraram no barraco e encontraram um rifle calibre 22 marca Mosseberg, com carregador municiado com seis cápsulas intactas e um cartucho calibre 24.
(Foto: Divulgação/PMA)
Nenhuma das armas possuía documentação. Todo o material foi apreendido, inclusive o freezer,  e um a equipe da PMA encaminhou, juntamente com os dois primeiros caçadores presos à delegacia de polícia civil de Eldorado, onde eles foram autuados por caça e porte ilegal de arma. Pelo porte ilegal de armas poderão pegar pena de 2 a 4 anos de reclusão. Pelo crime de caça cada um poderá pegar pena de 6 meses a 1 ano de detenção. Cada um também foi autuado administrativamente e multado em R$ 500,00.
Outra equipe realizou diligências pela fazenda para localizar os outros caçadores, o arrendatário e o funcionário. Pela madrugada, os dois foram presos e conduzidos, à delegacia, onde eles foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma. O funcionário, de 21 anos, assumiu que caçara sozinho os animais encontrados em seu freezer e foi autuado por crime ambiental de caça. Pelo crime ambiental, ele poderá pegar pena de 06 meses a 1 ano e meio de detenção, visto que o animal da espécie cotia consta da lista de espécie em extinção e pela posse ilegal de arma, poderá pegar pena de 1 a 3 anos de detenção. Além disso, o funcionário caçador recebeu multa administrativa de R$ 16.500,00 pelos animais abatidos.
O arrendatário responderá por crime posse ilegal de arma, embora a PMA suspeite de que eles caçavam juntos. A pena é de 1 a 3 anos de detenção.
Fonte:  MS Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão