segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Investigados maus tratos a animais em exploração pecuária Denúncia feita por cidadãos do concelho de Lagoa

As autoridades policiais e sanitárias estão a investigar denúncias de alegados maus-tratos a animais numa exploração pecuária no concelho de Lagoa, feitas por cidadãos, disse hoje à Lusa fonte policial.

Segundo munícipes daquele concelho algarvio, vários animais, entre os quais bois e cães, apresentam sinais de negligência e outros foram enterrados nos terrenos da exploração, sem controlo sanitário.

Os cidadãos criticam a «passividade» das autoridades com competência para a resolução do caso, «porque não fizeram nada» depois de terem sido apresentadas queixas à Câmara de Lagoa, às autoridades sanitárias e à Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em declarações à Agência Lusa, fonte da GNR garantiu que «o caso está a ser acompanhado para se apurar e avaliar as denúncias, para que o mesmo seja comunicado às autoridades sanitárias».

A mesma fonte explicou que «o proprietário da exploração já tem um histórico de contra-ordenações», escusando-se a revelar se as mesmas têm a ver com situações semelhantes de maus-tratos a animais.

Por seu turno, fonte da autarquia disse à Lusa que o proprietário do terreno «não tem licença de exploração pecuária e que os serviços municipais estão a acompanhar o processo».

«O caso está a ser verificado», observou a fonte.

Os alegados maus-tratos aos animais desencadearam já uma petição pública de um grupo de cidadãos no Facebook «contra a chacina em Lagoa! Um autêntico campo de concentração», para que as autoridades intervenham rapidamente na solução do problema, que, alegam, «já se arrasta há vários anos».
.tvi24.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão