domingo, 12 de fevereiro de 2012

Descoberto o animal mais antigo do mundo


Otavia antiqua pode ser nosso ancestral mais antigo

por Redação Galileu
Editora Globo
Fóssil do Otávia antiqua
Nosso ancestral evolucionário mais antigo foi encontrado por pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia. Ele era um organismo microscópico parecido com as esponjas, e foi encontrado dentro de pedras africanas muito antigas. Se for confirmado, o organismo será 100 milhões de anos mais velho que o animal mais antigo encontrado até agora.
O organismo, chamado de Otavia antiqua, foi descoberto dentro de uma rocha marinha de 760 milhões de anos na Namíbia e, segundo os pesquisadores, pode ter sido o primeiro animal multicelular a surgir no planeta. Isso quer dizer que toda a vida animal, dos dinossauros até o homem, pode ser descendente dele.
Foram encontradas centenas de fósseis do animal, do tamanho de grãos de areia. Segundo os pesquisadores, eles devem ter vivido em águas calmas e se alimentado de bactérias e algas abundantes na região. Seu corpo tinha o formato de um tubo e ele se alimentaria por poros em seu interior, onde a comida seria absorvida diretamente para as células.
revistagalileu.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão