segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Conheça 10 reservas ecológicas brasileiras. Proteja e curta a natureza!


Parques Nacionais ou Reservas Ecológicas são as áreas verdes protegidas e preservadas pelo governo para garantir que elas não sejam devastadas pelas ações nocivas do homem. Mais do que estimular a visitação turística, elas garantem o habitat natural para as espécies raras ou em extinção, estimulando a biodiversidade da natureza.
Estas áreas são de domínio público e abertas para a visitação, sendo cada uma administrada por um órgão responsável referente a sua região. A lista abaixo não reúne as mais belas reservas ecológicas do Brasil, pois seria impossível classificar tanta beleza e deixar outras de fora. O que vamos fazer aqui é indicar as 10 mais diversas e que ofereçam atributos distintos entre si, vamos lá!
Foto: Divulgação
1- Parque Nacional do Itatiaia, entre SP, RJ e MG.
Fundado em 1937, é considerado a primeira reserva ecológica do Brasil. Uma curiosidade é o fato da Princesa Isabel, que se encantou pelo lugar, ter sido a primeira mulher a escalar o Pico das Agulhas Negras, uma das atrações mais visitadas pelo público.
Foto: Divulgação
2- Parque Nacional Lençóis Maranhenses, MA
As praias desertas desta região são muito procuradas por tartarugas marinhas e caranguejos. Lá, você também encontrará jacarés, pacas e o veado-mateiro. Este parque também é conhecido como o único deserto brasileiro, afinal, suas areias finas e brancas dão mesmo a impressão de estarmos no Saara, com a diferença que aqui, as águas cristalinas não são uma miragem.
Foto: Divulgação
3- Parque Nacional da Chapada Diamantina, BA
Aqui, o sertão já foi mar. A diversidade das paisagens naturais impressiona: grutas, cachoeiras, morros, além de cidades históricas fazem da Chapada Diamantina um destino inesquecível. A Cachoeira da Fumaça, com uma queda livre de mais de 400 m, impressiona, não deixe de conhecer e se admirar.
Foto: Divulgação
4- Parque Nacional Serra da Bocaina, entre SP e RJ
Ele foi criado com o intuito de abrigar a população de Angra dos Reis caso acontecesse algum desastre nuclear em uma das usinas. Por sorte, nada nunca aconteceu e esta área verde continua intocada com as suas belezas naturais. Onças, saguis, macacos, preguiças e gaviões são os moradores fixos, aqui o ser humano está apenas de passagem.
Foto: Divulgação
5- Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT
Considerado um verdadeiro museu a céu aberto, possui 46 sítios arqueológicos e pinturas rupestres por todos os lados, seja nas grutas, cavernas ou paredes externas. Entre os residentes, encontram-se lobos, tatus, tamanduás, entre outras espécies.
Foto: Divulgação
6- Parque Nacional do Pantanal, MT
Fundado na década de 80, o intuito era proteger os jacarés dos “coureiros”, ou seja, caçadores que estavam praticamente dizimando esta espécie apenas em busca do lucro imediato. Atualmente, a fauna do parque é muito diversificada: são 650 espécies de aves, entre tuiuiús, garças, araras-azuis e gaviões, 240 de peixes, entre jaús, pacus e dourados e 80 de mamíferos, como capivaras, cervos, lontras e onças, além dos répteis.
Foto: Divulgação
7- Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, PE
Aqui, os golfinhos nadam tranquilamente ao lado dos barcos e embarcações. Se os turistas não tomarem cuidado, é possível se surpreender com um golfinho nadando ao seu lado enquanto você é convidado para um mergulho nas águas azuis e cristalianas. São cerca de 230 espécies de peixes e 15 de corais, além de tubarões e tartarugas marinhas.
Foto: Divulgação
8- Parque Nacional Iguaçu, PR
As Cataratas do Iguaçu, conhecidas como a 8ª maravilha do mundo, fazem parte deste parque que chega a receber até meio milhão de turistas por ano. O visitante já encontra logo após a bilheteria várias lojas de souvenirs, sanitários, fraldários, estacionamento, sala de recepção para agências de turismo, posto bancário e exposições temporárias.
Foto: Divulgação
Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão