segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cães trancados e abandonados são resgatados em casa de Santa Felicidade

abandono

Os animais foram resgatados em meio a fezes e muita sujeira

Dezessete cães foram salvos em uma ação conjunta realizada entre a Rede de Proteção Animal de Curitiba, Associação Amigo Animal e Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC). Os animais, praticamente abandonados, estavam em péssimas condições de higiene, em uma casa alugada no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. A ação aconteceu na semana passada, dia 10.

A pessoa que alugou a casa junto à uma imobiliária de Curitiba, deixou 10 cães soltos no quintal e sete trancados dentro da residência, no entanto, mesmo com a grande quantidade de animais, ninguém ficou responsável pela alimentação e higiene deles.

Depois de receber denúncias pelo fone 156 a Rede de Proteção notificou a responsável pela casa que justificou o descaso com os animais por problemas de saúde na família e se prontificou a resolver a questão, o que de fato não aconteceu.

A situação crítica dos cães, todos com sinais visíveis de desnutrição, as três entidades acionaram a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) que convocou a responsável, por telefone (pois se encontrava em outra cidade), para esclarecimentos.

Como não havia nenhum animal comprovadamente doente ou ferido não seria permitido invadir o local sem uma ordem judicial. Havia suspeita que um dos cães estaria ferido dentro da casa por tentar pular a janela, mas este conseguiu escapar e se encontrava no quintal mancando por uma das patas. Vizinhos informaram que a casa estaria lotada de fezes.

Na última sexta-feira (10), a responsável encaminhou autorização para que a imobiliária abrisse o imóvel para retirada dos animais. Funcionários do Centro de Zoonoses e Vetores (CCZV) com muita dificuldade conseguiram pegar todos os animais, que se encontravam extremamente assustados e não permitam aproximação.

Os cães apresentam alto nível de stress. Até o domingo (12), nenhum funcionário conseguiu tipo de contato com eles. Não se mostram violentos, mas tem muito medo das pessoas. Serão necessários alguns dias para se socializarem e poderem ser castrados e adotados.

Devido à condição lamentável em que se encontrava o imóvel, a imobiliária cancelou o contrato com a responsável pelos animais.  A inquilina responderá processo criminal por maus tratos através da DPMA e será multada pela Rede de Proteção Animal de Curitiba. 

 

abandono1 abandono2

 

abandono3 abandono4

 

bandab.pron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão