sábado, 22 de outubro de 2011

JBS faz acordo para não comprar gado de novas áreas desmatadas da Amazônia


Depois dos frigoríficos Minerva, Marfrig e Bertin, foi a vez do grupo JBS assumir o compromisso de não comprar gado de novas áreas desmatadas na Amazônia.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (24), a empresa informa que assinou acordo com o grupo ambientalista Greenpeace, segundo o qual passará a adotar a política de desmatamento zero para toda sua cadeia de suprimentos.


Foto: Divilgação/Ibama

Gado em área dentro da Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará. (Foto: Divilgação/Ibama)

O frigorífico se propõe ainda a rejeitar produtos oriundos de fazendas envolvidas na invasão de terras indígenas e outras unidades de conservação. 

“A companhia determina que todo gado e produtos bovinos sejam exclusivamente fornecidos por fazendas ou grupos formalmente comprometidos com a adoção de um sistema de rastreabilidade de produção confiável que, além das exigências atuais, incluam exigências ambientais destinadas a eliminar o desmatamento”, diz nota assinada pelo diretor de Relações com Investidores, Jeremiah O'Callaghan.

A empresa se compromete a informar aos seus fornecedores todos os requisitos básicos e os que não cumprirem esses critérios serão excluídos das relações comerciais com o grupo. 

Greenpeace

“Pelo porte da JBS-Friboi, seu compromisso com o desmatamento zero na Amazônia contribuirá para reduzir a imensa pressão que o setor pecuário exerce sobre a floresta, além de forçar seus milhares de fornecedores a cumprir a legislação fundiária e ambiental, e a respeitar a biodiversidade e os direitos dos povos indígenas da região”, comemora o Greenpeace em nota divulgada em seu site.


A compra de gado por grandes frigoríficos de áreas da Amazônia desmatadas recentemente é alvo de ação do Ministério Público Federal no Pará. O MP rastreou que carne com essa origem é vendida nos supermercados e exportada. A organização ambientalista Greenpeace fez levantamento que aponta que também em Mato Grosso ocorre este tipo de transação.

Em reação a estas investigações, pelo menos 35 empresas já confirmaram que deixarão de comprar gado ou derivados que tenham como origem os pastos recém-desmatados.

Grupo oferece US$ 10 mil para identificar quem cravou prego em ave


Gavião apareceu em San Francisco com objeto de metal enfiado na cabeça.
Há três dias, a ONG WildRescue tenta capturá-lo para tirar a peça.

Do Globo Natureza, em São Paulo

Gavião (Foto: AP)Já dura três dias o esforço da organização WildRescue para tentar capturar este gavião que teve um prego cravado na cabeça, possivelmente por uma arma que dispara esse tipo de objeto metálico. O grupo está desde a segunda-feira (17)  tentando prender a ave, avistada num parque de San Francisco, nos EUA, para retirar o prego. Seus integrantes estão oferecendo US$ 10 mil de recompensa para quem der informações sobre o autor da crueldade com o animal. (Foto: AP)
http://g1.globo.com
fonte:

Cultura em humanos e macacos tem as mesmas raízes Evolutionary


Cultura não é uma característica que é única para os seres humanos. Ao estudar as populações orangotango, uma equipe de pesquisadores liderada pelo antropólogo Michael Krützen da Universidade de Zurique demonstrou que os grandes macacos também têm a capacidade de aprender socialmente e passá-las para baixo através de um grande número de gerações.(Crédito: Mure Wipfli, da Universidade de Zurique)
Em humanos, as inovações de comportamento são geralmente transmitida culturalmente de uma geração para a seguinte através da aprendizagem social. Para muitos, a existência da cultura em seres humanos é a adaptação chave que nos diferencia dos animais. Se a cultura é único aos seres humanos ou tem raízes mais profundas da evolução, no entanto, continua sendo uma das questões por resolver na ciência. Cerca de dez anos atrás, os biólogos que tinha vindo a observar grandes macacos na selva relataram uma variação geográfica de padrões de comportamento que só poderia ter surgido através da transmissão cultural de inovações, bem como em seres humanos. A observação provocou um intenso debate entre os cientistas que ainda está em curso. Até hoje, ainda é discutível se a variação geográfica em comportamento é culturalmente orientada ou o resultado de fatores genéticos e influências ambientais.
Os seres humanos não são os únicos a apresentar a cultura
Antropólogos da Universidade de Zurique já estudado se a variação geográfica de padrões comportamentais em nove populações orangotango de Sumatra e Bornéu pode ser explicado pela transmissão cultural. "Este é o caso, a interpretação cultural da diversidade de comportamento também é válido para os orangotangos - e exatamente da mesma maneira como seria de esperar para a cultura humana", explica Michael Krützen, o primeiro autor do estudo publicado na Current Biology. Os pesquisadores mostram que os fatores genéticos ou influências ambientais não podem explicar os padrões de comportamento em populações de orangotango. A capacidade de aprender coisas social e passá-las evoluído ao longo de muitas gerações, não apenas nos seres humanos, mas também os macacos. "É como se a capacidade de agir culturalmente é ditada pela longa expectativa de vida dos macacos ea necessidade de ser capaz de se adaptar às mudanças das condições ambientais", acrescenta Krützen, concluindo que, "Agora sabemos que as raízes da cultura humana vai muito mais profundo do que se pensava. A cultura humana é construída sobre uma base sólida que é muitos milhões de anos e é compartilhado com os outros grandes macacos. "
Maior conjunto de dados para qualquer espécie de grande macaco
Em seu estudo, os pesquisadores usaram o maior conjunto de dados já compilados para uma espécie de grandes primatas.Eles analisaram mais de 100.000 horas de dados de comportamento, criou perfis genéticos para mais de 150 orangotangos selvagens e medidos diferenças ecológicas entre as populações utilizando imagens de satélite e avançadas técnicas de sensoriamento remoto. "A novidade do nosso estudo", diz o co-autor Carel van Schaik, "é que, graças à dimensão sem precedentes do nosso conjunto de dados, que foram os primeiros a avaliar a influência genética e fatores ambientais têm sobre os diferentes padrões de comportamento entre o orangotango populações ".
Quando os autores examinaram os parâmetros responsáveis ​​pelas diferenças na estrutura social e ecologia comportamental entre as populações orangotango, influências ambientais e, em menor grau, os fatores genéticos tiveram um papel importante, provando que os parâmetros medidos foram as mais acertadas. Este, por sua vez, foi fundamental para a questão principal sobre se fatores genéticos ou influências ambientais podem explicar os padrões de comportamento em populações de orangotango. "Isso não era o caso. Como resultado, podemos provar que uma interpretação cultural para a diversidade de comportamento também é válido para os orangotangos", conclui van Schaik.
http://www.sciencedaily.com
fonte:

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Especialistas preveem colapso dos recursos naturais até 2050


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
18/10/2011 | 15h19 | Meio ambiente


Autoridades da área da saúde, reunidas em conferência na Inglaterra, trouxeram um alerta 
catastrófico para o futuro dos recursos naturais que deverá ser tenso graças à influência das mudanças climáticas. Segundo eles, a intervenção humana na natureza pode gerar um colapso nos recursos naturais e aumento de perigosas doenças contagiosas pela deterioração da higiene pessoal
.

Os cientistas acreditam que recursos como água e florestas estarão se esgotando até o ano de 2050 e isso ocasionará conflitos sociais, guerras e possivelmente extinção de espécies.

Na visão dos estudiosos, os países que já sofrem com a falta de alimentos atualmente devem sofrer ainda mais intensamente os problemas relacionados à fome, como é o caso de nações da África Subsaariana. Tony McMichael, especialista em saúde da população que trabalha na Universidade Nacional Australiana, chama a atenção para o fato de que somente nesta região do continente africano as mortes ocasionadas por desnutrição ou propagação de doenças infecciosas devem aumentar em 70 milhões.

De acordo com os especialistas, o aumento da população (estimada em 10 bilhões em 2050) vai pressionar ainda mais os recursos globais. Outra questão citada são os efeitos nos países ricos influenciado pelo consumo desenfreado e pela intensidade das intempéries climáticas.

A poluição e a extinção de muitas espécies também foram pautadas no congresso. O professor da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Ian Roberts, explicou que o constante aumento do uso de combustíveis fósseis coloca em risco a saúde das pessoas mais expostas à poluição, que ficam vulneráveis ao câncer e às doenças cardíacas.

Quanto à extinção, Paul Pearce-Kelly, da Sociedade Zoológica de Londres, prevê que até 2100, 37% das espécies de anfíbios serão classificadas como extintas. Segundo ele, o desaparecimento dos animais tem sido dez mil vezes mais rápido que o normal.

Por Éverton Oliveira, da redação Uai Meio Ambiente
http://www.pernambuco.com
fonte: 

Foto de vivisseccionistas da UEM -Universidade de Maringá

fonte:http://www.ativismo.com
Segue anexo, nomes e fotos de alguns vivissseccionistas da UEM (Universidade de Maringá) que, ou apoiam ou fazem experimentos cruéis em animais, para registro para a atual e futuras gerações para que tudo fique atestado para a História os maus tratos aos animais em nome da ciência e para evidenciar que tanto a UEM como a Universidade de Harvard utilizam métodos medievais  de pesquisa, usando animais.
---------------------------------------------



Na foto, o professor e coordenador do PGO, Adilson Luiz Ramos, o professor Galucci, a professora e chefe do DOD, Mirian Marubayashi Hidalgo, e professor Maurício Guimarães Araújo.


CALIFÓRNIA VAI PROIBIR A VENDA DE FOIE GRAS


Do Jornal da Band
Segunda-feira, 17 de outubro de 2011 -
O prato mais emblemático da cozinha francesa será "banido" da Califórnia. O Estado vai proibir a venda de foie gras - que é o fígado de ganso ou pato superalimentado.

O Estado vai se unir a países como Inglaterra, Turquia e Israel, onde o alimento já não pode ser vendido.

A razão e o processo pelo qual se produz o foie gras: o animal, imobilizado, recebe altas doses de ração através de um tubo durante cerca de duas semanas, até que o fígado fique seis vezes maior que o normal.

Projeto de lei proíbe sacrifício de animais em rituais religiosos em SP

Autor da ideia, deputado do PV diz ser 'cristão e vegetariano'.
Religioso afirma que proposta, ainda em tramitação, resvala na 'hipocrisia'.
Roney Domingos
Do G1 SP

O deputado estadual Feliciano Filho (PV), que diz ser cristão e vegetariano, propôs à Assembleia Legislativa de São Paulo o projeto de lei 992/2011, que proíbe o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no estado de São Paulo. O texto prevê multa de 300 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) ou R$ 5,2 mil para cada infração, dobrando de valor em caso de reincidência.

A proposta tem provocado protestos do presidente do Fórum de Sacerdotes do Estado de São Paulo e do Instituto Nacional de Defesa das Tradições de Matriz Afro Brasileira, Tata Matâmoride. "Já entramos em contato com o presidente da Assembleia para informar que esse projeto é inconstitucional." Ele cita o artigo V da Constituição, que estabelece que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias".
Autor do projeto, Feliciano Filho reconhece que a ideia é polêmica, mas afirma que "a liberdade de culto vem depois do crime de crueldade".  Ele estima que os contrários ao projeto são uma minoria. "Não sei de onde virá a pressão, só sei que é uma minoria. Tem de valer o interesse da sociedade. Não pode valer o interesse de classe. Não queremos cercear a liberdade de culto", afirma.

O deputado está convencido de que a proposta, que começa a ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deverá ser aprovada e afirma que vai tentar ouvir as pessoas que podem sentir-se afetadas pela proposta. "A gente vai tentar porque tem muitos projetos em andamento, quando [o projeto] estiver mais perto da ordem do dia. Mas a proposta não tem vícios de iniciativa e é constitucional", afirma.
Tata Matâmoride, que também é conselheiro do Fórum Interreligioso da Secretaria de Estado da Justiça e do Comitê de Cultura de Paz da Assembléia Legislativa, afirma que a proposta revela "hipocrisia". "Todo mundo fica defendendo animalzinho, mas ninguém deixa de usar sapato de couro", afirma. De acordo com ele, caso propostas como essa sejam válidas, deve haver também a restrição ao sacrifício de animais no Natal.
O religioso diz que iniciativa igual não prosperou em Piracicaba, no interior de São Paulo, onde foi vetado em 2010 pelo prefeito Barjas Negri. "Já houve inicitaiva igual em Piracicaba, mas não colou, porque não é competência do estado legislar sobre esse assunto", diz.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/projeto-de-lei-proibe-sacrificio-de-animais-em-rituais-religiosos-em-sp.html

Vídeo postado por vizinho no Facebook faz agressor de cão ser preso

Londres (Inglaterra) - Um homem foi preso na Inglaterra após ser flagrado por um vizinho espancando o próprio cachorro, um cachorro da raça staffordshire bull terrier. O caso ganhou repercussão depois que as imagens da agressão foram postados pelo vizinho no Facebook. As informações são do jornal Daily Mail.

A postagem do vídeo na rede social gerou muitos comentários de pessoas indignadas com a maldade. Pelo próprio Facebook, os policiais localizaram a casa do agressor.

Nesta quarta-feira, o dono foi preso e o animal encaminhado uma ONG. O YouTube, onde o vídeo foi postado primeiro, restringiu a visualização para menores de 18 anos.

fonte:http://www.ativismo.com

Pelotas (RS) - Homem é denunciado por matar cães com lança

A Promotoria de Justiça Especializada de Pelotas (RS) oferecerá ao Juizado Especial Criminal da cidade  nesta quinta-feira, 20, denúncia contra Marco Aurélio Dias Pereira. O homem é acusado de matar dois cães perfurando-os com uma lança. O crime ocorreu no dia 1º de outubro no bairro Cohab Fragata. O denunciado confessou ser o autor dos golpes e alegou que matou os animais porque eles teriam atacado seus filhos. No entanto, o suposto ataque não foi confirmado, e as crianças não apresentavam machucados durante as investigações. Segundo o relato do homem, depois de matar o primeiro cachorro, correu atrás do segundo, que fugia, e o atingiu com diversos golpes. O cão chegou a ser socorrido e levado a uma clínica veterinária, mas não resistiu aos ferimentos.

No teor da denúncia, o promotor Jaime Nudilemon Chatkin não ofereceu medidas como transação penal e suspensão do processo, "considerando-se a altíssima reprovabilidade de sua conduta, que causou uma morte brutal e sofrida aos dois cães". É possível que, em caso de condenação, o réu tenha de cumprir pena privativa de liberdade, já que existem precedentes semelhantes.

O caso provocou grande mobilização da comunidade de Pelotas. Em 3 de outubro, ocorreu uma reunião na Câmara de Vereadores para debater a situação. No último domingo, 16, houve uma passeata pelos direitos dos animais no Centro da cidade.(com informações do Ministério Público do Rio Grande do Sul)

fonte:http://www.ativismo.com

Promotor vai apurar denúncia de eutanásia de beagles da UEM


O promotor do Meio Ambiente, José Lafaieti Barbosa Tourinho, aguarda em seu gabinete, para a tarde desta sexta-feira (21), uma visita de ambientalistas, alguns dos quais ligados à ONG Anjos dos Animais. Eles entregarão ao promotor fotos feitas no Biotério da Universidade Estadual de Maringá (UEM) durante o último manifesto pela libertação dos cães da raça Beagle, utilizados em experimentos na UEM.
Há a suspeita de que os cães citados na ação do Ministério Público – visivelmente debilitados –tenham sido eutanasiados recentemente, já que os cães que permanecem no canil estão, aparentemente, saudáveis. O Diário já publicou matéria sobre a suspeita.
“Recebi reclamações de pessoas questionando que talvez aqueles animais que constam do processo não são os mesmos animais que o Conselho Regional de Medicina Veterinária viu na UEM”, diz o promotor, que apurará as denúncias.

Cães abandonados no lixão



Divinolândia (MG): Justiça determina retirada de cães do lixão

ttp://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,167,374720,Justica+determina+retirada+dos+caes+que+vivem+em+lixao+de+Divinolandia.aspx
Justiça determina retirada de cães do lixão
MP exige que município providencie um local para abrigar os animais
21/10/2011 - 11:01
Da redação
A justiça determinou a retirada dos cães que vivem em um lixão em Divinolândia. A liminar a pedido do Ministério Público foi concedida no fim da tarde de quinta-feira (20). O MP exige que o município providencie em dez dias um local adequado para abrigar os animais. O desrespeito à determinação implicará em multa de R$ 500 por animal não recolhido.

A medida prevê um prazo de dois meses para que a cidade coloque em funcionamento um centro de controle populacional de cães e gatos, para tratamento e esterilização cirúrgica dos animais. A liminar pede ainda o acesso livre de biólogos e voluntários ao centro.










fontehttp://www.ativismo.com

Ativistas protestam seminuas em Taiwan

fonte:http://www.ativismo.com
As ativistas pediam que os animais fossem poupados de crueldade durante o processo de produção de peças de roupa
Da Redação noticias@band.com.br

Ativistas taiwanesas tiraram a roupa e pintaram o corpo de verde em protesto contra a utilização de peles de animais exóticos nos produtos de marcas de luxo nesta quinta-feira na capital Taipei.
Patrick Lin/ AFP



As manifestantes, ativistas da organização PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), realizaram a manifestação em frente a uma loja luxuosa na capital e pediam que os animais fossem poupados de crueldade durante o processo de produção das peças.

-- http://www.band.com.br/noticias/mundo/noticia/?id=100000463354

Promotor colhe denúncia de ativistas no caso dos beagles

No último dia 17, o juiz Siladelfo Rodrigues da Silva, da 5ª Vara Cível de Maringá, concedeu liminar proibindo qualquer novo experimento com cães no Biotério Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para ativistas, não é o suficiente. No início da tarde de ontem (21), o segundo manifesto em duas semanas cobrou novamente a libertação dos cães.


Foto de um cão submetido aos experimentos (Fonte: MP)
Após o manifesto, defensores dos animais – entre eles a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ângela Lamas, que fez a primeira denúncia de maus tratos aos beagles no biotério da UEM – se dirigiram à Promotoria do Meio Ambiente. O promotor Lafaieti colheu a denúncia verbalde que os cães que estariam em pior estado teriam sido eutanasiados recentemente.

Segundo a ONG Anjos dos Animais, há atualmente 7 beagles e 3 cães sem raça no canil do biotério. Contudo, na ação do MP são mencionados 14 cães, sendo 10 beagles e 4 sem raça.“Aqueles cães eram a prova de que havia maus tratos aos beagles da UEM”, diz Flávio Mantovani, um dos ativistas que pede a liberação dos cães.



Diálogo

Ontem, a pedido dos ativistas, Lafaieti entrou em contado com o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, que teria se comprometido a adotar todos os cuidados com os animais. O reitor também ouviu apelos de liberação dos cães – pedido que já aguarda decisão judicial –, mas antecipou ao promotor que se reunirá com os pesquisares na próxima segunda-feira, para ver o que pode ser feito. À imprensa, a UEM informa que só se posicionará a respeito após ser notificada formalmente.

http://www.odiario.com/blogs/cafecomjornalista/2011/10/21/promotor-colhe-denuncia-de-ativistas-no-caso-dos-beagles/
fonte: http://www.ativismo.com

Elisabetta Canalis fica nua pela defesa dos animais

21/10/2011


Elisabetta Canalis, ficou conhecida ao namorar o ator George Clooney, mas depois do fim do relacionamento com o galã, ela continua em evidência. Ela acaba de despir-se para protagonizar a nova campanha de publicidade da PETA (sigla que em português significa Pessoas Pelo Tratamento  Ético dos Animais).

Nas fotos, a apresentadora de televisão italiana surge em poses sensuais, apenas cobrindo os seios com as mãos. "Prefiro andar nua do que usar peles", lê-se no anúncio. Esta é a segunda vez que Canalis é a estrela da campanha contra uso de peles do PETA.

Canallis e Clooney terminaram a relação há cerca de três meses e o ator já iniciou outro namoro. A beldade ainda parece continuar solteira aproveitando a popularidade que ganhou com o relacionamento - ela é uma das atuais concorrentes do "Dancing with the stars" americano.
Imagem: Reprodução Virgula Uol
http://www.capixabao.comfonte:

Plantas e animais utilizam mecanismos semelhantes para afastar doenças


Os pesquisadores identificaram no arroz e em ratos os genes receptores responsáveis pela resposta imune

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis) e do Instituto de Pesquisa Scripps, Estados Unidos, mostrou que plantas e animais utilizam os mesmos mecanismos para afastar doenças.
Os pesquisadores usaram arroz e ratos para identificar os primeiros receptores imunes em plantas e animais. E descobriram que, apesar da evolução, eles desenvolveram mecanismos similares para detectar invasões de microrganismos e resistir a doenças.
No estudo de 15 anos, a equipe multidisciplinar de pesquisa utilizou estudos genéticos para desvendar os mistérios da resistência a doenças de plantas e animais.
O relatório foi escrito por Pamela Ronald, patologista de planta da UC Davis, e Bruce Beutler, imunologista e geneticista mamífero no Instituto de Pesquisa Scripps.
"Cada vez mais, os pesquisadores estarão atentos para aproveitar o conhecimento da resistência e respostas imunes à sanidade animal e de plantas", disse Ronald. "Alguns dos mecanismos de resistência que os investigadores descobriram servirão como alvos para novas drogas para controlar as bactérias mortais para as quais atualmente não existe tratamento eficaz".
Os receptores - moléculas de proteína encontradas geralmente nas membranas - reconhecem e se ligam a moléculas específicas nos organismos de invasão, sinalizando a planta ou o animal em que o receptor reside para montar uma resposta imune e afastar a infecção e a doença microbiana.
Em 1995, Ronald identificou o primeiro receptor: um gene do arroz conhecido como Xa21. Em 1998, Beutler identificou o gene para o primeiro receptor imune nos mamíferos: um gene do rato conhecido como TLR4.
Na revisão realizada por Ronald e Beutler foram identificadas como as respostas imunes de plantas e animais evoluíram com os anos e que os mecanismos permaneceram os mesmos.
Os pesquisadores acreditam que pesquisas futuras descobrirão outros mecanismos de resistência a doenças em outras espécies.
http://www.isaude.net/
fonte:

Animais de estimação fazem bem para a saúde, revela estudo


Pessoas que convivem com animais têm mais autoestima, são mais extrovertidas e menos preocupadas

Efe
Washington - Os animais domésticos proporcionam apoio social e emocional às pessoas, revelou uma pesquisa da Associação Psicológica dos Estados Unidos.
Animais ajudam a aumentar a autoestima das pessoas - Arquivo AE
Arquivo AE
Animais ajudam a aumentar a autoestima das pessoas
O estudo indicou que donos de cachorros, gatos e outros bichos de estimação mantêm uma relação tão estreita com as pessoas próximas como a que têm com seus animais, o que aponta que este tipo de interação não é desenvolvida em função das relações humanas.
Os psicólogos da Universidade de Miami e da Universidade de St. Louis realizaram três experimentos que examinaram os possíveis benefícios de se conviver com um mascote.
Segundo o artigo publicado na internet da revista Journal of Personality and Social Psychology, o estudioso Allen McConnel, da Universidade de Miami, disse que, em termos gerais, essas pessoas "têm mais qualidade de vida e conseguem resolver melhor diferenças individuais que as que não têm animal de estimação".
"Especificamente os donos de mascotes têm mais autoestima e estão em melhores condições físicas, além disso, tendem a ser menos solitários, são mais conscientes do que ocorre a sua volta, são mais extrovertidos, tendem a ser menos receosos e menos preocupados", acrescentou.
Para realizar o artigo, os pesquisadores questionaram 217 pessoas (79% mulheres, idade média - 31 anos, renda familiar de cerca de US$ 77 mil).
"Os estudos revelam provas consideráveis de que os animais de estimação beneficiam a vida de seus donos tanto no âmbito psicológico como no físico, já que representam uma importante fonte de apoio social", concluiu. 
http://www.estadao.com.br/
fonte:

O ornitorrinco também está na lista. Na verdade, esse animal nunca deixa de ser bizarro  Foto: AFP

    O ornitorrinco também está na lista. Na verdade, esse animal nunca deixa de ser bizarro
    Foto: AFP
    http://noticias.terra.com.br
    fonte: